Teatro Feluma e Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais promovem extensa programação sobre combate à violência e igualdade de gênero

O Teatro Feluma e a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) realizam programação diversa sobre o combate à violência contra a mulher e a promoção da igualdade de gênero.  Para discutir sobre essa impactante realidade, nos dias 29 e 30 de agosto no Teatro Feluma será realizada a III Semana de Reflexão e Combate à Violência Contra a Mulher. O evento, aberto gratuitamente ao público, reúne importantes nomes da Psicologia, das Políticas Sociais e das Artes para debater os avanços contra à violência de gênero e reforçar a importância de um ambiente seguro e igualitário para todas as mulheres.

Segundo o Atlas da Violência 2024, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 48.289 mulheres brasileiras foram assassinadas entre os anos de 2012 e 2022. Além disso, segundo o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, uma menina ou mulher é vítima de violência sexual a cada seis minutos no país.

A programação contará com diversas atividades de cunho científico e cultural, sempre seguidas de rodas de conversa e debates com o público. No dia 29 de agosto acontece a apresentação do espetáculo Banho de Sol e no dia 30 a peça O Animal Agoniza.

Dia 29 de agosto

19h às 21h15 – Espetáculo “Banho de Sol”

21h15 às 22h – Roda de conversa: Talita Braga (Zula Cia de Teatro), Dra Maria Cecília Pinto e Oliveira (Nudem- Defensoria Pública de Minas Gerais) e Prof. Marina Cunha Colares (FCM-MG – mediadora)

Dia 30 de agosto

19h às 19h15 – Mini-palestra: Reconstruir a vida – Rozane Frazoli (Artê oficina da madeira)

19h15 às 20h30 – Espetáculo “O Animal Agoniza”

20h30 às 22h – Roda de conversa: Guilherme Colina (ator da peça O Animal Agoniza), Dra. Patrícia Habkouk (CAOVD – Ministério Público de Minas Gerais), Dra. Amanda Machado Celestino Pires (Delegada de Polícia e Coordenadora do ProDEAM e do Programa Dialogar) e Prof. Cinthia Maria Teixeira (FCM-MG – mediadora).

Banho de Sol

Ao longo de um ano, quatro professoras de teatro ocuparam um complexo penitenciário feminino, uma vez por semana, durante as duas horas do banho de sol. Esta obra é sobre este encontro. Um convite ao público a lançar um olhar para janelas que foram abertas por meio da arte, fazendo com que a realidade destas mulheres em privação de liberdade ecoe para além daqueles muros.

A realização é da Zulu Companhia de Teatro, com direção-geral de Mariana Maioline e Talita Braga e direção de texto de Ana Haddad.

O Animal Agoniza

O espetáculo O Animal Agoniza mergulha no universo da violência contra a mulher e a peça revela os abusos, a selvageria e a perda do poder que são vivenciados por um homem. Com direção e texto de Rita Clemente, a sessão fará o púbico refletir até qual ponto termina o amor e inicia a posse masculina. Diante da situação frágil o homem se transforma em animal. A produção é do Teatro de Pesquisa.

O poder transformador das mulheres

Em setembro estreia no Teatro Feluma o espetáculo Ânima, da filósofa Lúcia Helena Galvão. A peça retrata o poder das mulheres que mudaram o curso da história da humanidade contada por uma tecelã. Ela entrelaça os fios da vida em busca de sua ancestralidade feminina dando voz a mulheres idealistas e pensadoras, como: Joana d’Arc, Hipátia de Alexandria, Marguerite Porete, Helena Blavatsky, Harriet Tubman e Simone Weil. Cada fio conta uma história, que escrito nas estrelas, ecoa através dos séculos.

Curta temporada: 6 a 15 de setembro – sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h.

Serviço:

Semana de Reflexão e Combate à violência contra Mulher

29 e 30 de agosto

Local: Teatro Feluma (Alameda Ezequiel Dias, 275, 7º andar – Centro, Belo Horizonte)

Entrada gratuita

Ingressos:

Banho de Sol: https://bileto.sympla.com.br/event/97265

O Animal Agoniza: https://bileto.sympla.com.br/event/97266

383 lugares. 14 anos.

Ânima

Temporada: de 6 a 15 de setembro de 2024

Horários: sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h

Local: Teatro Feluma (Alameda Ezequiel Dias, 275, 7º andar – Centro, Belo Horizonte)

Ingressos: R$ 120 (inteira), R$ 60 (meia-entrada)

383 lugares. 12 anos.

Vendas antecipadas: www.bileto.sympla.com.br/event/97175    

Informações: (31) 3248-7250|

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *